segunda-feira, 21 de agosto de 2017

Desculpe-nos, professora Márcia.


Olhem bem para o rosto dessa professora, meus caros.

Esse olho inchado é nosso; esse sangue que escorre também é nosso. Não digo isso por eu ser professor, de jeito nenhum seria apenas por isso. Digo isso porque vivo em um país que gera um adolescente como esse, que agrediu a colega em destaque.

Afinal, um país que cria um adolescente capaz de socar o rosto de sua professora senhora dentro da escola é o mesmo que tem um político como Jair Bolsonaro em ascendente crescimento nas pesquisas eleitorais para presidente; e o mesmo país que alimenta uma polícia assassina acostumada a espancar o morador e a receber o “arrego” do tráfico; é o mesmo país que tem um congresso composto por corruptos orgulhosos de suas práticas maledicentes. Isso tudo porque, como já dizia o sábio Darcy Ribeiro, vivemos em um país cuja “crise na educação não é uma crise, mas, um projeto. ”

A cada dia que passa, deparamo-nos com os frutos desse projeto. Estamos colhendo esses frutos podres. Hoje, quem colheu foi essa professora. Uma maçã com peso de uma bigorna caiu sobre seu rosto enquanto olhava para o céu.

Começo a chegar à conclusão de que o Brasil não é um país de contrastes, como costuma-se dizer, mas, um país bastante uniforme. Nada aqui funciona. Nada aqui foi feito para dar certo. A roda não foi feita para girar; e não gira.

O Brasil de 2017 é o fruto de uma engenharia maligna, que tem uma aparência de efetividade, mas que, por trás do ralo verniz, está o arraigado interesse pelo não acontecimento. O Brasil não dá e nem dará certo porque nossa estrutura já foi criada para ser falha. E no quesito “ser falha”, obtém nota máxima todos os dias.

Já o povo diz estar acostumado e acomoda-se. Todos nós temos uma parcela de culpa pelo trauma que minha colega passou.

Desculpe-nos, professora Márcia. Esse país não te merece.


https://oglobo.globo.com/sociedade/educacao/professora-agredida-por-aluno-apos-expulsa-lo-de-sala-dilacerada-21730771?utm_source=Facebook&utm_medium=Social&utm_campaign=O%20Globo


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.